Hiperidrose

https://toraxvitae.com.br/wp-content/uploads/2018/06/hiperidrose_web.jpg

Hiperidrose

Title:

Description:

hiperidrose_web-1200x425.jpg

Hiperidrose

Você transpira em excesso? isso pode ser uma doença e tem tratamento

Suar é um processo fisiológico vital para o bom funcionamento dos orgãos e das reações metabólicas; porém, quando a função excede os limites causando odores ruins, manchando as roupas, fazendo com que a palma da mão fique muito molhada, aquilo que é uma função natural do corpo passa a ser uma fonte de constrangimento.

O suor ajuda a regular a temperatura do corpo, porém em aproximadamente 2% da população acontece de forma excessiva, e para esses casos damos o nome de hiperidrose (hiper=muito drose=água). “Podemos dividir esses pacientes em dois grandes grupos: os com hiperidrose generalizada (transpira-se muito no corpo todo), e os com hiperidrose localizada (transpira-se muito em uma parte do corpo, exemplo: mãos, pés, axilas, embaixo das mamas)” confirma Dra. Leticia Villiger Cirurgiã Torácica da clinica Tórax Vitae.

A hiperidrose já pode ser percebida na infância nos bebês que têm as mãos e/ou os pés molhados; na adolescência já passa a ser bem mais evidente devido à mudança dos hormônios, o suor molha os cabelos, faz um disco embaixo do braço, umidece a calça, as mãos ficam molhadas.

Segundo a Dra. Letícia Villiger “Muitas vezes as pessoas que transpiram demais têm dificuldade de se ajustar ao trabalho ou ao convívio social, sentem um mal estar diante de outras pessoas e muitas vezes vergonha de si mesmos”; para esses pacientes existem tratamentos:

  • Dermatológico – Deve ser o tratamento inicial para todos, com o controle adequado dos sintomas na imensa maioria dos pacientes;
  • Botox – A toxina botulínica é indicada para pacientes que têm hiperidrose localizada, apresenta efeito temporário de aproximadamente 6 a 12 meses. Não é coberta pelos planos de saúde e nem pelo SUS;
  • Cirurgia – A simpatectomia é indicada para os pacientes que têm hiperidrose localizada nas mãos e axilas; é um tratamento definitivo. É coberta pelos planos de saúde e pelo SUS, sendo realizado por cirurgiões torácicos.

 

Category
patologias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *