Osteomielite é uma infecção que pode acometer qualquer um dos ossos quem compõe o esqueleto humano. No tórax pode atingir as costelas, esterno ou coluna, e ocorre como consequência de um procedimento cirúrgico do tórax, de uma infecção que iniciou em outro órgão, caminhou pela corrente sanguínea e se instalou num dos ossos torácicos, bem como pela evolução de uma lesão pós-traumática da estrutura óssea da região.
O diagnóstico é obtido a partir de um conjunto de exames solicitados pelo médico especialista que incluem exames de imagem, como raios X, ressonância magnética ou tomografia, cintilografia óssea, biópsia do osso e hemograma, a fim de determinar a causa da infecção e adequar o tratamento a cada paciente.
Em geral, há duas formas de tratamento: a primeira opção é ministrar antibióticos, entretanto a infecção pode não ceder, por isso é comum que seja associado a cirurgia e que os sintomas retornem após semanas ou meses. Geralmente a cirurgia é o método mais indicado para o tratamento, pois há mais chances de cura e evitar complicações, como osteonecrose, ou seja, a morte do osso, artrite séptica, alguns tipos de câncer e crescimento prejudicado, no caso de atingir crianças.