Pneumotórax

https://toraxvitae.com.br/wp-content/uploads/2018/08/pneumotorax.png

Pneumotórax

Title:

Description:

pneumotorax-1200x408.png

Pneumotórax

A pleura é uma membrana, cuja principal função é revestir os pulmões. Como qualquer outra parte do corpo humano, é passível de problemas, sendo o mais comum o pneumotórax, quando uma lesão nesta estrutura resulta num acúmulo anormal de ar no chamado espaço pleural. No geral, a doença pode se desenvolver de quatro formas diferentes: a espontânea, traumática, latrogênica e hipertensivo.

O pneumotórax primário surge de modo súbito e não há causas conhecidas. O secundário, em casos associados a outras enfermidades, como tuberculose, bolhas no pulmão, enfisema entre outras. O traumático se desenvolve em decorrência de lesões diretas, por exemplo atropelamento, tiro ou facada. O latrogênico é resultado de algum procedimento invasivo no tórax.

O pneumotórax hipertensivo é considerado grave, pois, diante da lesão, a pleura cria um mecanismo valvulado que permite a entrada do ar, mas não a sua saída, o que aumenta gradualmente a pressão interna e pode comprimir o outro pulmão, vasos e até o coração levando ao risco de vida se não tratado com urgência.

Os sintomas mais recorrentes são a dor torácica e ao respirar, presente em 90% dos casos, a falta de ar, em 80% e tosse, 10%. Coração acelerado, agitação, pele azulada devido a falta de ar e cansaço também aparecem. Muitos dos sinais que indicam a presença da doença também são comuns a outros problemas de ordem pulmonar, por isso cada paciente deve ser minuciosamente avaliado levando-se em conta seu histórico clínico e exames de imagem.

Após determinar o tamanho e a causa do pneumotórax o médico definirá o tratamento que, normalmente, consiste em retirar o ar acumulado no espaço pleural mediante a inserção de um dreno ou cateter no tórax para saída do ar, sobretudo se for um pneumotórax volumoso. Em casos pequenos, opta-se por esperar o ar ser absorvido naturalmente. Os mais sérios podem requerer cirurgia para a correção do problema.

Um ponto relevante a se evitar é o cigarro, sobretudo se passou por cirurgia ou anestesia geral.

Category
patologias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *