Quilotórax
O quilotórax é uma doença rara que aparece quando existe o rompimento de um vaso extremamente fino chamado ducto torácico que corre próximo a coluna vertebral. Ele sai do abdômen passa na frente da coluna, entra no tórax, e termina em uma veia perto do braço. Quando existe algum rompimento desse canal um liquido rico em colesterol e triglicérides é despejado dentro do espaço pleural.
O quilotórax normalmente acontece por acidente, queda de certa altura, por uma doença ou após uma cirurgia cardíaca ou torácica. Raramente acontece espontaneamente. É mais comum ter a lesão por uma cirurgia do que por um acidente.
Os sintomas são: dores no peito e falta de ar. Na maioria das vezes o paciente já está no hospital pois foi submetido a alguma operação.
O diagnóstico inicial é clinico e radiológico. Após a drenagem do liquido presente no espaço pleural, o quilotórax, é confirmado através de exames laboratoriais que mostram presença de triglicérides neste líquido.
É uma doenca grave e precisa ser tratada com presteza para o pulmão não entrar em colapso, nem o paciente evoluir para desnutrição. Em algumas situações, pode ser resolvido sem cirurgias, com uma dieta muito pobre ou ausente de gordura.
Quando indicada, na correção cirúrgica é feita a ligadura do ducto torácico, o que impede que esse líquido continue a ser derramado no tórax.
A identificação desta doença em fetos ou crianças pequenas pode indicar a existência de alguma outra patologia de base.
Algumas doenças do abdômen e no tórax, como tumores, podem ocasionar o rompimento do ducto. Caso seja identificado algum problema este precisa ser tratado primeiro.
A recuperação geralmente é rápida, em pouquíssimos dias o paciente já está apto as suas atividade normais.
- Category
- patologias