Toracocentese

https://toraxvitae.com.br/wp-content/uploads/2018/08/toracocentese.png

Toracocentese

Title:

Description:

toracocentese-1200x408.png

Toracocentese

O derrame pleural caracteriza-se pelo acúmulo de líquido entre as pleuras visceral e parietal, na chamada cavidade pleural. Além do líquido existente na região, responsável por permitir o deslizamento dos pulmões em relação a parede do tórax, outras substâncias, como sangue, água e linfa, podem estar presentes de forma anormal causando dor ao respirar, cansaço, entre outros sintomas. Após análise completa do paciente, o médico inicia o tratamento e, entre os procedimentos, o mais comum é a toracocentese.

A toracocentese é utilizado como medida terapêutica no tratamento do derrame pleural, no qual retira-se o excesso de líquido alojado na região a fim de aliviar os sintomas e chegar a diagnóstico e cura da doença. Antes de agendar o procedimento, o profissional responsável pelo caso realizará um exame físico minucioso para identificar exatamente o local em que a substância está, de radiografias, tomografias ou ultrassonografias.

Em detalhes, o processo ocorre da seguinte forma: com o paciente sentado, levemente inclinado para frente, o médico delimita o ponto a ser puncionado, em seguida uma assepsia é efetuada, posteriormente aplica uma anestesia local. Então, o profissional insere uma agulha própria para este fim e pela qual sairá o líquido. Pode-se requerer em conjunto uma biópsia, neste caso outro tipo de agulha própria para biopsia de pleura é utilizada. Normalmente, após o procedimento, um exame de raios X é realizado para verificar o estado dos pulmões.

Category
patologias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *