A pleura é um órgão responsável por revestir os pulmões, o mediastino e a parede interna do tórax. Como qualquer parte do corpo humano, está sujeito a alterações celulares que geram tumores benignos ou malignos…
Existem dois tipos de pleura, a visceral, que reveste os pulmões, e a parietal, em contato direto com a caixa torácica. No espaço entre elas, chamado de cavidade pleural, existe um líquido responsável …
A pleura é uma membrana, cuja principal função é revestir os pulmões. Como qualquer outra parte do corpo humano, é passível de problemas, sendo o mais comum o pneumotórax…
O quilotórax é uma doença rara que aparece quando existe o rompimento de um vaso extremamente fino chamado ducto torácico que corre próximo a coluna vertebral. Ele sai do abdômen passa na frente da coluna…
Suar é um processo fisiológico vital para o bom funcionamento dos orgãos e das reações metabólicas; porém, quando a função excede os limites causando odores ruins, manchando as roupas, fazendo com que a palma da mão…
A eritrofobia, popularmente conhecida como rubor facial ou rubor da pele, caracteriza-se pela vermelhidão súbita da pele, que geralmente atinge o rosto, orelhas, pescoço e a parte superior do tronco…
Uma hérnia caracteriza-se pelo enfraquecimento de um músculo que permite abertura anormal com o deslocamento irregular de um órgão sobre ele ou em seu caminho…
Osteomielite é uma infecção que pode acometer qualquer um dos ossos quem compõe o esqueleto humano. No tórax pode atingir as costelas…
A síndrome do desfiladeiro torácico ocorre quando há uma compressão dos nervos ou vasos sanguíneos localizados entre a clavícula, osso presente nos dois ombros…
O Enfisema Subcutâneo é um distúrbio raro que se caracteriza pelo acúmulo de ar sob a pele. A condição pode afetar qualquer parte do corpo humano…
As costelas formam um grupo de ossos que, junto com o esterno, as vértebras da coluna e as cartilagens costais, compõem à caixa torácica…
O pectus é uma deformidade da parede torácica caracterizada pelo crescimento anormal das cartilagens que empurram o osso do esterno para fora ou para dentro do tórax. Ele atinge menos de 1% da população mundial.
A traquéia é uma espécie de cano formado de anéis de cartilagem localizado à frente do esôfago, que liga a laringe aos brônquios e permite a passagem de ar. A região também é passível de desenvolver tumores…
O câncer é o resultado do crescimento desordenado das células malignas que formam um tumor. Entre as diversas variações, as que atingem os pulmões são as mais temidas, sobretudo como consequência do tabagismo…
A contusão miocárdica e pulmonar refere-se a lesões que podem atingir o miocárdio, músculo cardíaco, ou os pulmões decorrentes de quedas de grandes alturas, ressuscitação cardiopulmonar ou acidentes de trânsito…
O enfisema pulmonar, uma das patologias que compõem um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), caracteriza-se pela deterioração, a longo prazo, dos alvéolos pulmonares, pequenas estruturas…